SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
MATERIAIS EDUCATIVOS E DE DIVULGAÇÃO ÀS CRIANÇAS NO
CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: A EXPERIÊNCIA DO PET INTERPROFISSIONALIDADE
1Larissa de Almeida Costa,2Marcus Vinicíus Mizoguchi,3Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas,4Bárbara Carolina Herani Lima,5Caroline Lima Fonseca,6Henrique Neves Borges Nunes 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2DOCENTE,3COORDENADOR,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO,6ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO larissacosta1212@gmail.com
RESUMO
Introdução: Com o aparecimento do novo coronavírus,
causador da doença COVID-19, o Ministério da Saúde propõe diversas formas de
prevenção para a população. Para cumprimento destas medidas é necessário
transmitir a informação a todas famílias. O uso de tecnologias educativas
torna-se uma ferramenta importante para enfrentamento da pandemia. A produção
de materiais sobre a doença, as implicações à saúde mental e emocional de
crianças e adolescentes e as medidas de prevenção são temas que devem ser
discutidos diante da atual circunstância. Objetivo:
Relatar a experiência na elaboração de materiais educativos e de divulgação às
crianças acerca da COVID-19 à luz da interprofissionalidade. Método: Estudo
descritivo de natureza qualitativa na modalidade de relato de experiência dos
materiais produzidos entre abril e maio de 2020 por membros do Programa
Educação pelo Trabalho para a Saúde - Interprofissionalidade diante da
Covid-19. Resultados: Foram
realizadas três atividades: folder educativo, história em quadrinhos e vídeo educativo.
O folder educativo foi estruturado com tópicos relacionados a definição,
transmissão, sintomas e medidas de prevenção do coronavírus através da criação
de super-heróis denominados “Os guardiões da Saúde”. A história em quadrinhos
intitulada “Guardiões da Saúde no Combate ao Coronavírus” propõe um o enredo
com foco na importância da adoção de medidas de prevenção ao novo coronavírus
pelas crianças e famílias. O vídeo educativo, por sua vez, abordou a temática
de saúde mental e emocional das crianças e dos adolescentes no contexto da
pandemia, estimulando o cuidado em saúde à essa população na atual conjuntura.
A colaboração interprofissional foi essencial para a confecção de todos os
materiais supracitados. Esta experiência possibilitou a aprendizagem
colaborativa através da comunicação, tomada de decisões e respeito a
diversidade. Conclusão: Os materiais
produzidos permitiram o ensino e divulgação das recomendações para o combate da
Covid-19 e melhor gerenciamento dos seus desdobramentos, por meio da
colaboração interprofissional e da integração ensino-serviço-comunidade.
PALAVRAS-CHAVE
Material educativo e de divulgação. COVID-19. Aprendizado colaborativo.