Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

MATERIAIS EDUCATIVOS E DE DIVULGAÇÃO ÀS CRIANÇAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: A EXPERIÊNCIA DO PET INTERPROFISSIONALIDADE

1Larissa de Almeida Costa,2Marcus Vinicíus Mizoguchi,3Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas,4Bárbara Carolina Herani Lima,5Caroline Lima Fonseca,6Henrique Neves Borges Nunes
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2DOCENTE,3COORDENADOR,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO,6ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
larissacosta1212@gmail.com

RESUMO

Introdução: Com o aparecimento do novo coronavírus, causador da doença COVID-19, o Ministério da Saúde propõe diversas formas de prevenção para a população. Para cumprimento destas medidas é necessário transmitir a informação a todas famílias. O uso de tecnologias educativas torna-se uma ferramenta importante para enfrentamento da pandemia. A produção de materiais sobre a doença, as implicações à saúde mental e emocional de crianças e adolescentes e as medidas de prevenção são temas que devem ser discutidos diante da atual circunstância. Objetivo: Relatar a experiência na elaboração de materiais educativos e de divulgação às crianças acerca da COVID-19 à luz da interprofissionalidade. Método: Estudo descritivo de natureza qualitativa na modalidade de relato de experiência dos materiais produzidos entre abril e maio de 2020 por membros do Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde - Interprofissionalidade diante da Covid-19. Resultados: Foram realizadas três atividades: folder educativo, história em quadrinhos e vídeo educativo. O folder educativo foi estruturado com tópicos relacionados a definição, transmissão, sintomas e medidas de prevenção do coronavírus através da criação de super-heróis denominados “Os guardiões da Saúde”. A história em quadrinhos intitulada “Guardiões da Saúde no Combate ao Coronavírus” propõe um o enredo com foco na importância da adoção de medidas de prevenção ao novo coronavírus pelas crianças e famílias. O vídeo educativo, por sua vez, abordou a temática de saúde mental e emocional das crianças e dos adolescentes no contexto da pandemia, estimulando o cuidado em saúde à essa população na atual conjuntura. A colaboração interprofissional foi essencial para a confecção de todos os materiais supracitados. Esta experiência possibilitou a aprendizagem colaborativa através da comunicação, tomada de decisões e respeito a diversidade. Conclusão: Os materiais produzidos permitiram o ensino e divulgação das recomendações para o combate da Covid-19 e melhor gerenciamento dos seus desdobramentos, por meio da colaboração interprofissional e da integração ensino-serviço-comunidade.

PALAVRAS-CHAVE

Material educativo e de divulgação. COVID-19. Aprendizado colaborativo.