DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS
ALUNOS DO EDUCURSINHO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
1João Pedro dos Santos Menezes,2Lívia Pereira de Alencar,3Manoel Jose Alves de Souza,4Manuella Soares Jovem,5Stefanie Santos Silva,6Matheus Henrique Sampaio Costa e Silva,7Daniele Caetano da Silva 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4ORIENTADOR,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7COORDENADOR jpehmenezes@gmail.com
RESUMO
Este trabalho tem
como objetivo uma análise das dificuldades que interferem no rendimento dos
estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos alunos do projeto
Educursinho: Educação e Aprovação, no âmbito da pandemia de Covid-19. Iniciado
em 2018, o cursinho voluntário tem como prioridade os alunos de baixa renda das
escolas públicas e funcionamento de maneira presencial, porém, devido às
medidas de distanciamento social, as aulas do projeto estão sendo ministradas
por meio de plataformas digitais. Diante disso, nosso interesse se volta para
os fatores que podem agravar a interação aluno-professor e o interesse em
participar das aulas e atividades propostas, acarretando prejuízos à saúde
mental desses estudantes. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados,
realizamos uma pesquisa de cunho quali-quantitativo, a qual consistiu em
recolher dados estatísticos por meio de questionário estruturado a ser
respondido pelos alunos e analisar os resultados obtidos. O questionário em
questão foi disponibilizado aos estudantes através da plataforma Google Forms
com questões referentes à influência direta do isolamento social no rendimento
estudantil e no desencadeamento de instabilidades emocionais. Tal proposta
possibilitou ao nosso estudo conhecer possíveis precursores da baixa
participação dos alunos, bem como o baixo rendimento estudantil. Em relação aos
dados obtidos, foi possível constatar que os estudantes do Educursinho que
responderam ao questionário proposto participam com baixa frequência das aulas
e atividades propostas. Dentre esses, apenas 14,3% participam semanalmente. Do
total, 57,1% dos alunos já concluíram o Ensino médio. Além desses dados, outros
podem estar relacionados ao baixo rendimento estudantil: a desmotivação, a
falta de um local apropriado para estudos, dificuldades de aprendizagem,
família numerosa, falta de aparelhos eletrônicos, dificuldade de acesso à
internet. Diante das respostas analisadas, é válido evidenciar que vários
fatores contribuem para os estudantes apresentarem saúde emocional abalada,
devido à pandemia de Covid-19.