Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS DO EDUCURSINHO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

1João Pedro dos Santos Menezes,2Lívia Pereira de Alencar,3Manoel Jose Alves de Souza,4Manuella Soares Jovem,5Stefanie Santos Silva,6Matheus Henrique Sampaio Costa e Silva,7Daniele Caetano da Silva
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4ORIENTADOR,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,7COORDENADOR
jpehmenezes@gmail.com

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo uma análise das dificuldades que interferem no rendimento dos estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos alunos do projeto Educursinho: Educação e Aprovação, no âmbito da pandemia de Covid-19. Iniciado em 2018, o cursinho voluntário tem como prioridade os alunos de baixa renda das escolas públicas e funcionamento de maneira presencial, porém, devido às medidas de distanciamento social, as aulas do projeto estão sendo ministradas por meio de plataformas digitais. Diante disso, nosso interesse se volta para os fatores que podem agravar a interação aluno-professor e o interesse em participar das aulas e atividades propostas, acarretando prejuízos à saúde mental desses estudantes. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, realizamos uma pesquisa de cunho quali-quantitativo, a qual consistiu em recolher dados estatísticos por meio de questionário estruturado a ser respondido pelos alunos e analisar os resultados obtidos. O questionário em questão foi disponibilizado aos estudantes através da plataforma Google Forms com questões referentes à influência direta do isolamento social no rendimento estudantil e no desencadeamento de instabilidades emocionais. Tal proposta possibilitou ao nosso estudo conhecer possíveis precursores da baixa participação dos alunos, bem como o baixo rendimento estudantil. Em relação aos dados obtidos, foi possível constatar que os estudantes do Educursinho que responderam ao questionário proposto participam com baixa frequência das aulas e atividades propostas. Dentre esses, apenas 14,3% participam semanalmente. Do total, 57,1% dos alunos já concluíram o Ensino médio. Além desses dados, outros podem estar relacionados ao baixo rendimento estudantil: a desmotivação, a falta de um local apropriado para estudos, dificuldades de aprendizagem, família numerosa, falta de aparelhos eletrônicos, dificuldade de acesso à internet. Diante das respostas analisadas, é válido evidenciar que vários fatores contribuem para os estudantes apresentarem saúde emocional abalada, devido à pandemia de Covid-19.

PALAVRAS-CHAVE

Educursinho. Pandemia. Saúde mental.