Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

O DESAFIO DE ENSINAR FÍSICA: COMO QUEBRAR A BARREIRA ENTRE ESTUDANTES E UMA DISCIPLINA DE “EXATAS”?

1Luana Andra Corrêa Teixeira,2Yhan Toth,3Murilo José Pereira de Macedo,4Daniele Caetano da Silva
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3ORIENTADOR,4COORDENADOR
luana.teixeira15@hotmail.com

RESUMO

Partindo da premissa de democratizar o ensino e facilitar o aprendizado da tríade das ciências exatas (Matemática, Física e Química), o cursinho voluntário EduCursinho: Educação e Aprovação foi idealizado. A partir das experiências no decorrer do projeto, dois professores da frente de Física desenvolveram métodos dinâmicos e interativos com o intuito de facilitar o aprendizado da disciplina. O objetivo do trabalho em questão é promover o ensino da Física centrado em duas grandes áreas: Mecânica e Eletricidade e Magnetismo, tendo como público-alvo principal estudantes da rede pública de ensino. Para alcançar esse objetivo, foram exploradas duas metodologias principais: utilização de experimentos simples para explicar conteúdos e aplicação de técnicas de análise comportamental para auxiliar no desenvolvimento pessoal e social do aluno. Na parte de Eletricidade e Magnetismo, em momentos estratégicos do conteúdo, foram realizados experimentos para facilitar o entendimento de princípios básicos da Eletricidade, além da apresentação dos estudantes aos componentes de circuito estudados. Por outro lado, a disciplina de Mecânica foi trabalhada com utilização de “gatilhos” que gerassem atenção e foco. Dessa maneira, antes do início de cada aula era realizada uma conversa, objetivando a criação de um vínculo com o estudante, baseando-se em estudos comportamentais, além de técnicas de postura que contribuem para a concentração do estudante. O andamento do curso, com os participantes que mantiveram regularidade, foi muito satisfatório. Os alunos tornaram-se mais participativos, mais constantes em seu desempenho e mais capazes de traçar um paralelo entre teoria e prática. As ferramentas utilizadas evidenciaram que, além da prática ser essencial para a fixação de conteúdo, alguns pilares do desenvolvimento humano foram fundamentais para conduzir uma aula de forma produtiva.

PALAVRAS-CHAVE

Física. Educação. Ensino de exatas.