O DESAFIO DE ENSINAR FÍSICA: COMO QUEBRAR A BARREIRA ENTRE ESTUDANTES E
UMA DISCIPLINA DE “EXATAS”?
1Luana Andra Corrêa Teixeira,2Yhan Toth,3Murilo José Pereira de Macedo,4Daniele Caetano da Silva 1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3ORIENTADOR,4COORDENADOR luana.teixeira15@hotmail.com
RESUMO
Partindo da premissa de democratizar o ensino e facilitar o aprendizado
da tríade das ciências exatas (Matemática, Física e Química), o cursinho
voluntário EduCursinho: Educação e Aprovação foi idealizado. A partir das
experiências no decorrer do projeto, dois professores da frente de Física
desenvolveram métodos dinâmicos e interativos com o intuito de facilitar o
aprendizado da disciplina. O objetivo do trabalho em questão é promover o
ensino da Física centrado em duas grandes áreas: Mecânica e Eletricidade e
Magnetismo, tendo como público-alvo principal estudantes da rede pública de
ensino. Para alcançar esse objetivo, foram exploradas duas metodologias
principais: utilização de experimentos simples para explicar conteúdos e
aplicação de técnicas de análise comportamental para auxiliar no
desenvolvimento pessoal e social do aluno. Na parte de Eletricidade e
Magnetismo, em momentos estratégicos do conteúdo, foram realizados experimentos
para facilitar o entendimento de princípios básicos da Eletricidade, além da
apresentação dos estudantes aos componentes de circuito estudados. Por outro
lado, a disciplina de Mecânica foi trabalhada com utilização de “gatilhos” que
gerassem atenção e foco. Dessa maneira, antes do início de cada aula era
realizada uma conversa, objetivando a criação de um vínculo com o estudante, baseando-se
em estudos comportamentais, além de técnicas de postura que contribuem para a
concentração do estudante. O andamento do curso, com os participantes que
mantiveram regularidade, foi muito satisfatório. Os alunos tornaram-se mais
participativos, mais constantes em seu desempenho e mais capazes de traçar um
paralelo entre teoria e prática. As ferramentas utilizadas evidenciaram que,
além da prática ser essencial para a fixação de conteúdo, alguns pilares do
desenvolvimento humano foram fundamentais para conduzir uma aula de forma
produtiva.