Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

OFICINAS DE INTRODUÇÃO AO LATTES: PERFIL DOS PARTICIPANTES PARA O MANUSEIO, PREENCHIMENTO E ATUALIZAÇÃO NA PLATAFORMA 

1Karine Wlasenko Nicolau,2Julia Maria Vicente,3Ternize Mariana Guenkka,4Romero dos Santos Caló,5Silvana Maria da Silva,6Joely Maria de Oliveira
1OUTROS,2COORDENADOR AUTOR,3MESTRANDO,4MESTRANDO,5MESTRANDO,6MESTRANDO
karinewlasenko@ufmt.br

RESUMO

Introdução: O Currículo Lattes é um currículo elaborado nos padrões da Plataforma Lattes, gerida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, padrão brasileiro para o registro da vida acadêmica e profissional de estudantes e pesquisadores. Objetivo: conhecer o perfil dos participantes da oficina fornecida pelo programa de extensão ConstruISC - Projeto FISC na Oficina de Introdução Currículo Lattes. Método: para a análise descritiva, foram utilizados os dados obtidos através da ficha de inscrição via Google Forms, preenchida pelos participantes. As oficinas foram realizadas no período de 14/03 a 07/04 de 2020, divididas em duas turmas. Após o Decreto SEDUC-MT 407/2020, comunicado pela UFMT no dia 17/03/2020, foram realizadas em ambiente virtual, devido à paralisação das atividades presenciais. Resultados: obteve-se o total de 43 inscritos, dos quais 20 (46,51%) participaram dos dois primeiros dias, presencialmente. Do total de participantes, da oficina (55%) entregaram a atividade proposta de avaliação (currículo Lattes atualizado, em formato PDF). Dos concluintes da oficina, (55%) pertencem à graduação, são do sexo feminino (55%), faixa etária entre 20 e 29 anos (50%). Constatou-se que os participantes souberam da oficina através de amigos e professores (68,18%); e por meio do aplicativo WhatsApp (20,45%). Quanto à participação na oficina de Lattes, (98,8%) relataram ter adquirido conhecimento válido para a atualização do seu currículo na Plataforma Lattes. A ação instruiu os participantes a manusear a plataforma Currículo Lattes - CNPq; ampliar os conhecimentos relacionados aos registros de suas atividades e demais produções científicas, em geral. Considerações finais: considerando o público-alvo, analisar o perfil dos(as) participantes da oficina pode auxiliar na organização pedagógica de ações futuras. Incentivar a organização e a atualização do currículo na Plataforma Lattes, assim como divulgar e tornar público suas produções científicas, pode contribuir para o fortalecimento da Ciência e Tecnologia brasileira.

PALAVRAS-CHAVE

Currículo. Plataforma Lattes. Programa ConstruISC/Projeto FISC.