OFICINAS
DE INTRODUÇÃO AO LATTES: PERFIL DOS PARTICIPANTES PARA O MANUSEIO,
PREENCHIMENTO
E ATUALIZAÇÃO NA PLATAFORMA
1Karine Wlasenko Nicolau,2Julia Maria Vicente,3Ternize Mariana Guenkka,4Romero dos Santos Caló,5Silvana Maria da Silva,6Joely Maria de Oliveira 1OUTROS,2COORDENADOR AUTOR,3MESTRANDO,4MESTRANDO,5MESTRANDO,6MESTRANDO karinewlasenko@ufmt.br
RESUMO
Introdução:
O
Currículo Lattes é um currículo elaborado nos padrões da
Plataforma Lattes, gerida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico,
padrão brasileiro para o registro da vida acadêmica e profissional
de estudantes e pesquisadores. Objetivo:
conhecer o perfil dos participantes da oficina fornecida pelo
programa de extensão ConstruISC - Projeto FISC na Oficina de
Introdução Currículo Lattes.
Método:
para a análise descritiva, foram utilizados os dados obtidos através
da ficha de inscrição via Google
Forms,
preenchida pelos participantes. As oficinas foram realizadas no
período de 14/03 a 07/04 de 2020, divididas em duas turmas. Após o
Decreto SEDUC-MT 407/2020, comunicado pela UFMT no dia 17/03/2020,
foram realizadas em ambiente virtual, devido à paralisação das
atividades presenciais. Resultados:
obteve-se o total de 43 inscritos, dos quais 20 (46,51%) participaram
dos dois primeiros dias, presencialmente. Do total de participantes,
da oficina (55%) entregaram a atividade proposta de avaliação
(currículo Lattes
atualizado, em formato PDF). Dos concluintes da oficina, (55%)
pertencem à graduação, são do sexo feminino (55%), faixa etária
entre 20 e 29 anos (50%). Constatou-se que os participantes souberam
da oficina através de amigos e professores (68,18%); e por meio do
aplicativo WhatsApp (20,45%). Quanto à participação na oficina de
Lattes, (98,8%) relataram ter adquirido conhecimento válido para a
atualização do seu currículo na Plataforma Lattes. A ação
instruiu os participantes a manusear a plataforma Currículo Lattes -
CNPq; ampliar os conhecimentos relacionados aos registros de suas
atividades e demais produções científicas,
em geral. Considerações
finais:
considerando
o público-alvo, analisar
o perfil dos(as) participantes da oficina pode auxiliar na
organização pedagógica de ações futuras. Incentivar a
organização e a atualização do currículo na Plataforma Lattes,
assim como divulgar e tornar público suas produções científicas,
pode contribuir para o fortalecimento da Ciência e Tecnologia
brasileira.
PALAVRAS-CHAVE
Currículo. Plataforma Lattes. Programa ConstruISC/Projeto FISC.