Na
presente ação, o apoio psicopedagógico pode ser compreendido como
um facilitador da vivência e da experiência universitária, em
especial nos semestres iniciais da graduação, considerando os novos
desafios que esta
impõe
e
que precisam ser enfrentados e superados. Objetivou-se contribuir
para a permanência no âmbito universitário de graduandos(as) de
Saúde Coletiva em semestres iniciais. Para a realização do apoio psicopedagógico, foram organizados nove encontros semanais, em
grupo, às
quartas-feiras, final da tarde, com
duração aproximada de duas horas cada, nas dependências do
Instituto de Saúde Coletiva, para o primeiro e segundo semestres da
graduação em Saúde Coletiva, orientados por uma
profissional de Psicologia, voluntária do Projeto Formação e Informação em Saúde Coletiva (FISC), vinculado ao Programa ConstruISC. Os
encontros ocorreram antes das aulas regulares, no período noturno, no decorrer do semestre 2019/1.
Utilizou-se
rodas de conversa, dinâmicas de grupo, técnicas de respiração e
de concentração, recursos audiovisuais. Ao final, as
atividades foram avaliadas pelos(as) participantes. Nessa primeira edição, participaram 10 graduandos(as) de Saúde Coletiva da UFMT,
campus Cuiabá. Muitos interessados não puderam participar em razão de compromissos de trabalho e incompatibilidade de horários. No geral, a avaliação discente foi positiva e, embora as 20 vagas
disponibilizadas inicialmente não tenham sido preenchidas, os(as)
discentes que permaneceram vinculados à ação do projeto relataram
diminuição da ansiedade e maior capacidade de enfrentamento das
situações cotidianas estressantes decorrentes da inserção
universitária. Ações
de apoio psicopedagógico precisam ser incentivadas e adequadas à
realidade discente, especialmente em cursos noturnos, como a
graduação em Saúde Coletiva. A avaliação
da
experiência
sugere continuidade e aperfeiçoamento das vivências realizadas.