Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA NO “EDUCURSINHO – EDUCAÇÃO E APROVAÇÃO”

1YAN SÁVIO GOMES DE JESUS,2Caroline Vitória Silva Barbosa,3Gabriel de Oliveira Costa ,4Vitor Custódio Chagas ,5Gláucia Aparecida Soares Miranda ,6Daniele Caetano da Silva
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5ORIENTADOR,6COORDENADOR
yan_savio@hotmail.com

RESUMO

Com a pandemia do novo Coronavírus em nível global, as pessoas mudaram as suas rotinas, sejam elas de trabalho, estudo ou lazer, adaptando-se para um mundo mais tecnológico no qual precisam estar cada vez mais conectadas. Nesse contexto também se insere o Educursinho – Educação e Aprovação, que é um Projeto de Extensão da UFMT, sem fins lucrativos, na forma de curso preparatório para o ENEM e outros, e tendo como público alvo vestibulandos de baixa renda. A fim de atender as necessidades dos alunos, que dependem do cursinho por não possuírem condições econômicas de participarem de cursos preparatórios particulares, os professores do projeto tiveram que adaptar as estratégias de ensino-aprendizagem para trabalharem remotamente e, com isso, abranger o maior número possível de alunos. Neste trabalho serão apresentadas as ferramentas de comunicação e metodologias utilizadas pelos professores da disciplina de Matemática, além de apontar seus pontos positivos e negativos. De maneira geral, destacam-se as ferramentas Google Classroom, Instagram e Youtube como sendo as principais utilizadas, por possibilitarem a disponibilização de conteúdos e listas de exercícios em arquivos PDF, slides, videoaulas, lives e vídeos com resolução de exercícios. Destaca-se que a maior dificuldade encontrada foi a interação com os alunos, pois os mesmos não participavam de forma ativa, como ocorre na aula presencial. Para avaliação dos resultados das tecnologias de comunicação e estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas, foram aplicados um questionário aos alunos participantes, bem como a realização de um simulado. Somente dois alunos participaram do simulado, o que desmotivou, em alguns momentos, os professores do cursinho. Para amenizar essa situação de incerteza em relação à aprendizagem dos alunos, os professores tentaram alternar suas metodologias e buscaram apresentar-lhes da maneira mais acolhedora possível, solucionando dúvidas e mantendo o maior contato com os mesmos, apesar do distanciamento social.

PALAVRAS-CHAVE

Educursinho. Matemática. Educação Remota.