Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

MINICURSO ON-LINE: GERENCIADORES DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – INTRODUÇÃO AO MENDELEY

1Karine Wlasenko Nicolau,2TERNIZE MARIANA GUENKKA,3JULIA MARIA VICENTE DE ASSIS
1DOCENTE,2COORDENADOR AUTOR,3MONITOR
karinewlasenko@ufmt.br

RESUMO

Mendeley é um software que gerencia citações e referências bibliográficas, controla leituras e cria citações e referências na redação de trabalhos, simples ou complexos. O Minicurso On-line: gerenciadores de referências bibliográficas – Introdução ao Mendeley, refere-se a uma ação do Projeto de Extensão Formação e Informação em Saúde Coletiva (FISC), do Programa de Extensão ConstruISC, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O objetivo do minicurso foi possibilitar a utilização do software Mendeley entre docentes, estudantes da graduação e da pós-graduação da UFMT, além da comunidade externa, representada por participantes de outras instituições de ensino superior. O minicurso ocorreu em 15 de maio de 2020, com duas horas de duração. Produziram-se flyers, material didático e caderno de dúvidas frequentes. Foram enviados e-mails de confirmação, 2 horas antes do minicurso, com a chave de acesso à sala virtual (plataforma Google Meet) e material de apoio. Priorizou-se a aplicação prática dos conhecimentos sobre o gerenciador, por meio de exercícios. Inicialmente, foi acordado com os participantes que as perguntas deveriam ser realizadas via chat. As perguntas foram respondidas em um caderno de dúvidas frequentes, enviado após o encerramento do minicurso. Foram realizadas 142 inscrições: 45,1% (pós-graduandos(as), mestrado e doutorado), 40,8% (graduandos), 8,5% (docentes) e 5,6% (comunidade externa). Não foram registradas intercorrências durante a realização do minicurso. Os participantes acessaram os conteúdos com facilidade. Embora a avaliação pelos(as) participantes não tenha feito parte do método formalmente, as observações realizadas pela instrutora e pela monitora; acrescidos dos comentários dos(as) participantes, possibilitarão ajustes em ações futuras, como acompanhamento e feedback, fundamentais em ambientes virtuais de aprendizagem. Considerando a proposta do projeto de extensão FISC de complementar conhecimentos formativo-acadêmicos, verifica-se que o minicurso atingiu o objetivo almejado e será reeditado em breve.

PALAVRAS-CHAVE

Mendeley. Referências bibliográficas. Programa ConstruISC.