MINICURSO ON-LINE: GERENCIADORES DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – INTRODUÇÃO AO MENDELEY
1Karine Wlasenko Nicolau,2TERNIZE MARIANA GUENKKA,3JULIA MARIA VICENTE DE ASSIS 1DOCENTE,2COORDENADOR AUTOR,3MONITOR karinewlasenko@ufmt.br
RESUMO
Mendeley
é um software que gerencia citações e referências bibliográficas,
controla leituras e cria citações e referências na redação de
trabalhos, simples ou complexos. O Minicurso On-line: gerenciadores
de referências bibliográficas – Introdução ao Mendeley,
refere-se a uma ação do Projeto de Extensão Formação e
Informação em Saúde Coletiva (FISC), do Programa de Extensão
ConstruISC, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal
de Mato Grosso (UFMT). O objetivo do minicurso foi possibilitar a
utilização do software Mendeley entre docentes, estudantes da
graduação e da pós-graduação da UFMT, além da comunidade
externa, representada por participantes de outras instituições de
ensino superior. O minicurso ocorreu em 15 de maio de 2020, com duas
horas de duração. Produziram-se flyers, material didático e
caderno de dúvidas frequentes. Foram enviados e-mails de
confirmação, 2 horas antes do minicurso, com a chave de acesso à
sala virtual (plataforma Google Meet) e material de apoio.
Priorizou-se a aplicação prática dos conhecimentos sobre o
gerenciador, por meio de exercícios. Inicialmente, foi acordado com
os participantes que as perguntas deveriam ser realizadas via chat.
As perguntas foram respondidas em um caderno de dúvidas frequentes,
enviado após o encerramento do minicurso. Foram realizadas 142
inscrições: 45,1% (pós-graduandos(as), mestrado e doutorado),
40,8% (graduandos), 8,5% (docentes) e 5,6% (comunidade externa). Não
foram registradas intercorrências durante a realização do
minicurso. Os participantes acessaram os conteúdos com facilidade.
Embora a avaliação pelos(as) participantes não tenha feito parte
do método formalmente, as observações realizadas pela instrutora e
pela monitora; acrescidos dos comentários dos(as) participantes,
possibilitarão ajustes em ações futuras, como acompanhamento e
feedback, fundamentais em ambientes virtuais de aprendizagem.
Considerando a proposta do projeto de extensão FISC de complementar
conhecimentos formativo-acadêmicos, verifica-se que o minicurso
atingiu o objetivo almejado e será reeditado em breve.
PALAVRAS-CHAVE
Mendeley. Referências bibliográficas. Programa ConstruISC.