Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

IDENTIDADE VISUAL DO GEOPARQUE DE CHAPADA DOS GUIMARÃES 

1Flávia Regina Pereira Santos de Siqueira,2Anna Maria Moura,3Caiubi Emanuel Souza Kuhn,4Ellis Karinny Furlan,5Kallytha Lana de Oliveira
1COORDENADOR AUTOR,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3ORIENTADOR,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO
frpsantos@hotmail.com

RESUMO

Os geoparques são territórios que buscam promover o desenvolvimento sustentável de regiões com base no geoturismo, geoeducação e conservação do geopatrimônio. O projeto de extensão Geoparque Chapada dos Guimarães atua principalmente nas questões relacionadas à educação e conservação do patrimônio geológico junto à comunidade matogrossense. Este trabalho possui como objetivo apresentar o processo de criação da identidade visual do projeto Geoparque Chapada dos Guimarães. A metodologia utilizada consistiu em três etapas. A primeira etapa consistiu na análise de elementos visuais e documentais relacionados a geologia, paleontologia, arqueologia, história e geomorfologia do local. O segundo passo foi apresentar diferentes alternativas de logotipos e cores para equipe do projeto. Por fim, a etapa final consistiu em produzir a identidade visual em consonância com o logotipo escolhido. Como resultado o processo criativo possibilitou integrar a geologia, a paleontologia, a geomorfologia e a arqueologia. Originou-se assim a primeira versão do logotipo do projeto Geoparque Chapada dos Guimarães. O logotipo foi trabalhado em dois formatos e com contornos simples que permitem alterar a cor da arte para se adequar a diversos tipos de produções. Desta forma, foi criada uma identidade visual que possibilita construir um elo entre alguns dos principais elementos do território e representar o projeto geoparque. A partir deste resultado o projeto dará continuidade a criação de produções de comunicação visual para serem veiculadas nas redes sociais e publicações do projeto de extensão.

PALAVRAS-CHAVE

Geociências. Design. Comunicação.