Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

ARTICULANDO EXPERIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA FEF/UFMT: I SEMINARIO DE PRÁTICAS CORPORAIS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL 

1Beleni Saléte Grando,2Jonathan Stroher
1COORDENADOR AUTOR,2DOUTORANDO
beleni.grando@gmail.com

RESUMO

O I Seminário práticas corporais e educação intercultural, teve como objetivo refletir sobre as experiências formativas como possibilidades interculturais e interdisciplinares, a partir dos conhecimentos produzidos no âmbito das disciplinas de Ginástica Artística, Atividades rítmicas, expressivas e Dança, Cultura Afro-brasileira e Abordagens sócio antropológicas, no curso de Educação Física (FEF/UFMT). Trata-se de um projeto que compõem o Programa de Extensão “Corpos em FormAção na/pela Educação Intercultural”, sob a coordenação do grupo de pesquisa Corpo, Educação e Cultura (COEDUC-FEF/UFMT) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT) na linha de pesquisa “Educação das relações étnico-raciais Educação e Povos Indígenas”. O envolvimento dos discentes matriculados nas disciplinas permitiram um espaço de troca de saberes e de discussão sobre as experiências formativas, por meio da realização de oficinas temáticas de Ginástica Artísticas e de danças populares maranhenses, de 7 apresentações de danças e de uma mesa redonda com pesquisadores da UFMT, UFPA e UFMA, que tematizaram as potencialidades das educação intercultural a partir das práticas corporais na formação de professores de Educação Física. O evento contou a presença de 70 participantes, distribuídos entre alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores nas áreas da Educação Física, da Educação das Linguagens, da UFMT e de outras instituições. Após a finalização e avaliação do evento, o inserimos na programação dos eventos paralelos do Semiedu 2020, na Mostra do Coeduc, estabelecendo parcerias institucionais com a UNEMAT, IFTO e IFRO para discutir questões relativas as possibilidades de formação em Educação Física, sob o viés da Educação Intercultural em cada realidade. A proposta assume um caráter de discussão nacional e busca reconhecer nos saberes individuais e coletivos, potencialidades particulares que tencionam os saberes do “Eu” com o “Outro”, por meio das práticas corporais produzidas nos processos formativos em Educação Física.

PALAVRAS-CHAVE

Projeto de extensão. Cultura. Práticas corporais. Educação intercultural