CICLO
DE ESTUDOS SOBRE CULTURA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM REDE NA AMAZÔNIA
BRASILEIRA
1Beleni Saléte Grando,2Sandra Regina Braz Ayres ,3Itamara dos Anjos Oliveira 1COORDENADOR AUTOR,2DOUTORANDO,3DOUTORANDO beleni.grando@gmail.com
RESUMO
O Ciclo de Estudos sobre Cultura é uma
ação que compõem o Projeto de Extensão Corpos em FormAção na/pela Educação
Intercultural, sob a coordenação do grupo de pesquisa Corpo, Educação e Cultura
(COEDUC-FEF/UFMT) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT) na linha de pesquisa “Educação
das relações étnico-raciais Educação e Povos Indígenas”. O objetivo no primeiro semestre foi aprofundar
os referenciais teóricos sobre o conceito de Cultura a fim de contribuir com a
formação de professores e pesquisadores da educação pública na problematização
das práticas pedagógicas monoculturais, autoritárias e racistas, para a
construção dialógica e intercultural nos diferentes contextos educacionais em
que atuam. Os procedimentos metodológicos foram adotados a partir do processo
de pesquisa-ação considerando os pesquisadores envolvidos e seus respectivos
recortes de pesquisas. Os trabalhos tiveram início no final de janeiro para
definição dos tempos-espaços de formação-ação. No decorrer do semestre foram
desenvolvidas atividades semanais, com estudos individuais e reuniões de
discussões e aprofundamento de referenciais teóricos sobre Cultura. Devido a pandemia
e período de quarentena, foram realizados encontros virtuais na plataforma do
Google Meet, o que possibilitou a participação de pesquisadores e professores
vinculados à UFPA, UFMA, Unemat e UFMT de Rondonópolis. A mediação acadêmica
foi assumida por seis doutores que participam dos projetos coordenados pelo
Coeduc no PPGE - Procad-Amazônia/Capes Rede UFMT, UFPA, UFAM, Projeto Saberes
Indígenas na Escola – UFMT, Unemat e IFMT, incluindo a Pesquisadora do Povo
Bakairi em atividades no Território Xavante de Sangradouro-MT. O diálogo
intercultural perpassou os estudos e potencializou o aprofundamento
teórico-metodológico assumido pelo grupo de pesquisa, atendendo aos objetivos
do projeto. Diante do exposto, concluímos que os pesquisadores envolvidos nos
estudos poderão desenvolver práticas interculturais que reconheçam e valorizem
as diversas culturas existentes em cada contexto sociocultural e étnico, como
possibilidade de responder às demandas das realidades presentes na Amazônia
Brasileira em relação ao desafio das relações étnico-raciais do Pará, Mato
Grosso, Tocantins e Maranhão.
PALAVRAS-CHAVE
Projeto de extensão. Cultura. Educação intercultural