Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

CICLO DE ESTUDOS SOBRE CULTURA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM REDE NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

1Beleni Saléte Grando,2Sandra Regina Braz Ayres ,3Itamara dos Anjos Oliveira
1COORDENADOR AUTOR,2DOUTORANDO,3DOUTORANDO
beleni.grando@gmail.com

RESUMO

O Ciclo de Estudos sobre Cultura é uma ação que compõem o Projeto de Extensão Corpos em FormAção na/pela Educação Intercultural, sob a coordenação do grupo de pesquisa Corpo, Educação e Cultura (COEDUC-FEF/UFMT) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT) na linha de pesquisa “Educação das relações étnico-raciais Educação e Povos Indígenas”. O objetivo no primeiro semestre foi aprofundar os referenciais teóricos sobre o conceito de Cultura a fim de contribuir com a formação de professores e pesquisadores da educação pública na problematização das práticas pedagógicas monoculturais, autoritárias e racistas, para a construção dialógica e intercultural nos diferentes contextos educacionais em que atuam. Os procedimentos metodológicos foram adotados a partir do processo de pesquisa-ação considerando os pesquisadores envolvidos e seus respectivos recortes de pesquisas. Os trabalhos tiveram início no final de janeiro para definição dos tempos-espaços de formação-ação. No decorrer do semestre foram desenvolvidas atividades semanais, com estudos individuais e reuniões de discussões e aprofundamento de referenciais teóricos sobre Cultura. Devido a pandemia e período de quarentena, foram realizados encontros virtuais na plataforma do Google Meet, o que possibilitou a participação de pesquisadores e professores vinculados à UFPA, UFMA, Unemat e UFMT de Rondonópolis. A mediação acadêmica foi assumida por seis doutores que participam dos projetos coordenados pelo Coeduc no PPGE - Procad-Amazônia/Capes Rede UFMT, UFPA, UFAM, Projeto Saberes Indígenas na Escola – UFMT, Unemat e IFMT, incluindo a Pesquisadora do Povo Bakairi em atividades no Território Xavante de Sangradouro-MT. O diálogo intercultural perpassou os estudos e potencializou o aprofundamento teórico-metodológico assumido pelo grupo de pesquisa, atendendo aos objetivos do projeto. Diante do exposto, concluímos que os pesquisadores envolvidos nos estudos poderão desenvolver práticas interculturais que reconheçam e valorizem as diversas culturas existentes em cada contexto sociocultural e étnico, como possibilidade de responder às demandas das realidades presentes na Amazônia Brasileira em relação ao desafio das relações étnico-raciais do Pará, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.

PALAVRAS-CHAVE

Projeto de extensão. Cultura. Educação intercultural