divO Projeto de Extensão “Saberes Indígenas
na Escola” vincula-se em Rede Nacional ao Programa “Ação Saberes Indígenas na
Escola” (ASIE) e acontece em Mato Grosso a partir da Rede UFMT que coordena a
ação da política pública de formação continuada de
professores indígenas para alfabetização e elaboração e produção de materiais
didáticos específicos voltados a atenção a educação escolar de 12 povos
indígenas. A Rede UFMT de
formação ASIE é constituída institucionalmente com a UFMT (Cuiabá, Rondonópolis
e Barra do Garças), a Unemat (Sinop e Juara) e o IFMT (Cuiabá). Até o início do
ano de 2020, foram atendidos 115 professores indígenas que compõem a Rede ASIE
UFMT, dos povos: Bororo, Chiquitano, Umutina, Nabikwara, Paresi, Terena,
Munduruku, Apiaká, Kaiabi, Xavante e Caiapó. Após a pandemia que afetou a vida
dessas comunidades e povos, o Projeto vem articulando para novas ações voltadas
à formação contínua que tem por prioridade atender a produção de materiais
didáticos mais próximos do necessário distanciamento social com mediações para
contribuir com respostas objetivas de salvaguardar a vida de todos,
professores, crianças e familiares. Com nova articulação com o MEC, o projeto
de extensão tem o desafio de apoiar também com produtos sanitizantes em
parceria com outros projetos desenvolvidos na UFMT e IFMT, com a produção de
áudios e textos orientativos para a educação do corpo para o enfrentamento ao
Covid 19, e para superar a visão genocida da obrigatoriedade do retorno
presencial ou em plataformas virtuais da educação escolar indígena, como propõe
o Estado. O desafio é a entrega dos livros produzidos e dos materiais, mas
também do acesso aos recursos de proteção à vida, como mascaras, atendimento à
saúde e a proteção das aldeias da circulação dos invasores dos territórios e da
vida coletiva vulnerabilizada pela falta de políticas que garantam os direitos
constitucionais e da educação brasileira. Para pautar o diálogo desses desafios
atuais do Projeto Rede UFMT-Unemat-IFMT, o Coeduc com a Unemat está realizando
dentro do Seminário de Educação do PPGE -
“Educação Intercultural e Direitos Humanos em Tempo de Pandemia” o
evento paralelo: Amerinidade: Dialógos Interculturais e Direitos Acessados e
Protagonizados no Campo da Educação, a fim de abrir os espaços acadêmicos ao
diálogo fundamental das epistemologias indígenas com os pesquisadores indígenas
da FAINDI/Unemat – PPGEdu e PPGECII e professores do Projeto Ação Saberes
Indígenas na Escola – Rede UFMT./div
PALAVRAS-CHAVE
Saberes Indígenas. Formação Continuada. Professores Indígenas