Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

PROJETO AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA - REDE UFMT-UNEMAT-IFMT

1Beleni Saléte Grando,2Leures Athaide da Silva,3Isabel Teresa Cristina Taukane
1COORDENADOR AUTOR,2COMUNIDADE EXTERNA,3COMUNIDADE EXTERNA
beleni.grando@gmail.com

RESUMO

divO Projeto de Extensão “Saberes Indígenas na Escola” vincula-se em Rede Nacional ao Programa “Ação Saberes Indígenas na Escola” (ASIE) e acontece em Mato Grosso a partir da Rede UFMT que coordena a ação da política pública de formação continuada de professores indígenas para alfabetização e elaboração e produção de materiais didáticos específicos voltados a atenção a educação escolar de 12 povos indígenas. A Rede UFMT de formação ASIE é constituída institucionalmente com a UFMT (Cuiabá, Rondonópolis e Barra do Garças), a Unemat (Sinop e Juara) e o IFMT (Cuiabá). Até o início do ano de 2020, foram atendidos 115 professores indígenas que compõem a Rede ASIE UFMT, dos povos: Bororo, Chiquitano, Umutina, Nabikwara, Paresi, Terena, Munduruku, Apiaká, Kaiabi, Xavante e Caiapó. Após a pandemia que afetou a vida dessas comunidades e povos, o Projeto vem articulando para novas ações voltadas à formação contínua que tem por prioridade atender a produção de materiais didáticos mais próximos do necessário distanciamento social com mediações para contribuir com respostas objetivas de salvaguardar a vida de todos, professores, crianças e familiares. Com nova articulação com o MEC, o projeto de extensão tem o desafio de apoiar também com produtos sanitizantes em parceria com outros projetos desenvolvidos na UFMT e IFMT, com a produção de áudios e textos orientativos para a educação do corpo para o enfrentamento ao Covid 19, e para superar a visão genocida da obrigatoriedade do retorno presencial ou em plataformas virtuais da educação escolar indígena, como propõe o Estado. O desafio é a entrega dos livros produzidos e dos materiais, mas também do acesso aos recursos de proteção à vida, como mascaras, atendimento à saúde e a proteção das aldeias da circulação dos invasores dos territórios e da vida coletiva vulnerabilizada pela falta de políticas que garantam os direitos constitucionais e da educação brasileira. Para pautar o diálogo desses desafios atuais do Projeto Rede UFMT-Unemat-IFMT, o Coeduc com a Unemat está realizando dentro do Seminário de Educação do PPGE - “Educação Intercultural e Direitos Humanos em Tempo de Pandemia” o evento paralelo: Amerinidade: Dialógos Interculturais e Direitos Acessados e Protagonizados no Campo da Educação, a fim de abrir os espaços acadêmicos ao diálogo fundamental das epistemologias indígenas com os pesquisadores indígenas da FAINDI/Unemat – PPGEdu e PPGECII e professores do Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola – Rede UFMT./div

PALAVRAS-CHAVE

Saberes Indígenas. Formação Continuada. Professores Indígenas