UMA NOVA PROPOSTA DE PROJETO DE EXTENSÃO VIDA LEVE: TELECUIDADO
AOS IDOSOS
1ROSÂNGELA GUERINO MASOCHINI,2Beatriz Leme da Silva Brito,3Alan Nogueira da Cunha,4Sonia Vivian de Jezus,5Marcia Carolina Siqueira Paese,6Júlio Cesar Marques de Aquino 1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3DOUTORANDO,4DOUTORANDO,5DOUTORANDO,6OUTROS rguerino320@hotmail.com
RESUMO
Introdução:
O processo de envelhecimento é inexorável e traz consigo a necessidade de um
cuidado diário dos profissionais de saúde, principalmente na busca de melhorar
a qualidade de vida dos idosos. Objetivo:
Desenvolver atividades de Telecuidado aos idosos participantes no grupo Vida
Leve. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva. A
pandemia restringiu o acesso ao idoso ao serviço de saúde e os grupos
presenciais foram suspensos. Assim, a equipe precisou reinventar uma forma de
acompanhar e levar informações corretas aos idosos. Em Março de 2020, o projeto
Vida Leve foi remodelado em atendimento digital e passou a utilização de
diferentes tecnologias de comunicação na busca de oferecer informações corretas
sobre à COVID-19. Inicialmente foi realizada uma reunião
via Google Meet com a equipe envolvida para escolha do tema e organização do
roteiro para gravação dos vídeos. Após
aprovação do conteúdo teórico a equipe de saúde iniciou a produção do conteúdo
digital. Para produção dos vídeos utilizou-se celular e dois aplicativos de
gravação e formatação. Depois, o vídeo foi divulgado no grupo de WhatsApp, onde
há 25 idosos cadastrados. Desde Agosto de 2020, os vídeos foram divulgados
também no Facebook e You Tube. Resultados:
O vínculo estabelecido pelo grupo durante este período facilitou o trabalho da
equipe, visto que foi possível realizar atividades de esclarecimento de
notícias falsas, principalmente em relação à COVID 19. Além disso, o projeto
possibilitou o acesso ao serviço de saúde, permitindo o agendamento digital das
consultas e renovação de receitas. Conclusão: As
ações digitais aos idosos em tempo de pandemia mostraram-se efetivas na
construção do conhecimento e da interação do idoso e serviço de saúde. É um caminho a seguir durante este período de
pandemia, considerando a necessidade do distanciamento social na intenção de
amenizar a velocidade de transmissão do vírus, impedindo a propagação da doença
e, ao mesmo tempo, viabilizando o atendimento ao idoso através de ligações
telefônicas e redes sociais.