Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

UMA NOVA PROPOSTA DE PROJETO DE EXTENSÃO VIDA LEVE: TELECUIDADO AOS IDOSOS

1ROSÂNGELA GUERINO MASOCHINI,2Beatriz Leme da Silva Brito,3Alan Nogueira da Cunha,4Sonia Vivian de Jezus,5Marcia Carolina Siqueira Paese,6Júlio Cesar Marques de Aquino
1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3DOUTORANDO,4DOUTORANDO,5DOUTORANDO,6OUTROS
rguerino320@hotmail.com

RESUMO

Introdução: O processo de envelhecimento é inexorável e traz consigo a necessidade de um cuidado diário dos profissionais de saúde, principalmente na busca de melhorar a qualidade de vida dos idosos. Objetivo: Desenvolver atividades de Telecuidado aos idosos participantes no grupo Vida Leve. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva. A pandemia restringiu o acesso ao idoso ao serviço de saúde e os grupos presenciais foram suspensos. Assim, a equipe precisou reinventar uma forma de acompanhar e levar informações corretas aos idosos. Em Março de 2020, o projeto Vida Leve foi remodelado em atendimento digital e passou a utilização de diferentes tecnologias de comunicação na busca de oferecer informações corretas sobre à COVID-19. Inicialmente foi realizada uma reunião via Google Meet com a equipe envolvida para escolha do tema e organização do roteiro para gravação dos vídeos. Após aprovação do conteúdo teórico a equipe de saúde iniciou a produção do conteúdo digital. Para produção dos vídeos utilizou-se celular e dois aplicativos de gravação e formatação. Depois, o vídeo foi divulgado no grupo de WhatsApp, onde há 25 idosos cadastrados. Desde Agosto de 2020, os vídeos foram divulgados também no Facebook e You Tube. Resultados: O vínculo estabelecido pelo grupo durante este período facilitou o trabalho da equipe, visto que foi possível realizar atividades de esclarecimento de notícias falsas, principalmente em relação à COVID 19. Além disso, o projeto possibilitou o acesso ao serviço de saúde, permitindo o agendamento digital das consultas e renovação de receitas. Conclusão: As ações digitais aos idosos em tempo de pandemia mostraram-se efetivas na construção do conhecimento e da interação do idoso e serviço de saúde. É um caminho a seguir durante este período de pandemia, considerando a necessidade do distanciamento social na intenção de amenizar a velocidade de transmissão do vírus, impedindo a propagação da doença e, ao mesmo tempo, viabilizando o atendimento ao idoso através de ligações telefônicas e redes sociais.

PALAVRAS-CHAVE

Idoso. Telecuidado. Educação em Saúde.