Universidade Federal de Mato Grosso
SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661

DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS

1Adriana Cristina de Faria,2Patrícia Silva Matis,3Letícia Catarino Franco,4Flávio de Rezende Guimarães,5José Ricardo de Souza,6Carlos Eduardo Pereira dos Santos
1VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,4DOCENTE,5DOCENTE,6COORDENADOR
adrianacristina_faria@hotmail.com

RESUMO

O Estado de Mato Grosso abrange três importantes biomas brasileiros e um enorme potencial agrícola. Não obstante, carece de ações de sensibilização e de Educação Ambiental, ainda em processo de construção. Atividades deste caráter necessitam de um novo escopo e passam por inúmeros desafios. Considerando os resultados positivos de ações do gênero, surgiu a “Mostra de Projetos Integrados Pró-Pantanal”, que veio somar-se a outros projetos direcionados à conservação da biodiversidade do Pantanal Mato-Grossense, com ênfase na educação e sensibilidade ambiental voltadas para comunidades distantes e de vulnerabilidade sócio-econômica-ambiental. Em síntese estão as atividades realizadas ao longo de três anos, que corresponderam a exposições itinerantes envolvendo a apresentação de material didático-pedagógico de vários projetos de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), incluindo acervo anatômico veterinário de animais domésticos e silvestres, peças pré-fixadas, coleção biológica didática e jogos com fito educativo. Como ferramenta pedagógica foram utilizados monitores de diferentes áreas do conhecimento, tais como Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Zootecnia, da UFMT. As ações extra campi, de caráter inclusivo, possibilitaram a conexão entre academia e sociedade, além de estímulo à sensibilização ambiental. Ao longo deste período, o projeto alcançou diferentes municípios de Mato Grosso e diferentes atores. Em alguns houve parceria com órgãos oficiais. O sucesso foi, geralmente, acima do esperado e contou com a participação ativa do público-alvo. No entanto, as limitações impostas pelos escassos recursos financeiros dificultaram a logística, restringiram a quantidade de monitores bolsistas e a quantidade de materiais apresentados, dificultando a expansão da Mostra para comunidades mais distantes.

PALAVRAS-CHAVE

Educação ambiental. Integração. Mato Grosso.