Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

OBSERVATÓRIO SOBRE PUBLICIDADE E SOCIEDADE:  Experiências de Educação Midiática no contexto da pandemia 

1Pâmela Saunders Uchôa Craveiro,2Andrielly Silva Ramos de Sene,3Kely Cristina Mendonça Couto,4Mylena Leite Machado,5Arthur Germano Nolasco Rucks,6Thiago de Freitas Toledo
1DOCENTE,2VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,3MESTRANDO,4VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,5VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,6VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
pamela_uchoa@yahoo.com.br

RESUMO

O Observatório sobre Publicidade e Sociedade (OPS) foi criado em 2018 e está vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem por objetivo promover a reflexão acerca do papel da publicidade e os modos pelos quais ela se relaciona com seus diversos grupos de contato, a partir de uma perspectiva social. Contribui, dessa forma, para a reflexão dos discentes de Comunicação Social e de áreas afins, bem como da comunidade externa, acerca da atividade publicitária para além das estratégias mercadológicas, fomentando noções de literacia direcionadas especialmente para a publicidade. Em 2020, em meio ao contexto de pandemia de covid-19, o projeto se viu no desafio: como estimular a educação midiática respeitando o necessário distanciamento social? Desse modo, optou-se pelo desenvolvimento de atividades adaptadas ao contexto virtual que fomentassem a leitura crítica da publicidade nas escolas, por meio do desenvolvimento de recursos pedagógicos com o uso do texto publicitário e o seu compartilhamento entre professores da rede de ensino básica. Para orientar essa produção, as professoras Thabata Saunders, atuante no Ensino Fundamental I de Fortaleza-CE, e Thereza Helena, atuante no Ensino Fundamental II em Cuiabá-MT, expuseram suas experiências docentes em videoconferência com os integrantes do OPS. A partir desta contribuição, estão sendo construídos materiais de orientação (artigos, propostas de aula, cards informativos etc.) a serem disponibilizados de forma gratuita em plataformas digitais do projeto . Com essas atividades, espera-se evidenciar a relevância da educação midiática como instrumento de promoção da cidadania entre os discentes participantes do projeto e os demais grupos sociais da comunidade externa envolvidos.

PALAVRAS-CHAVE

Literacia Publicitária, Educação Midiática, Extensão Universitária.