Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

CONTRIBUIÇÕES DO CENTRO DE EQUOTERAPIA DA UFMT NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

1LETÍCIA ANDREZA LARA,2LISIANE PEREIRA DE JESUS
1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COORDENADOR
equoterapia@ufmt.br

RESUMO

Introdução. O Centro de Equoterapia da UFMT fornece um serviço gratuito a membros da comunidade cujo perfil se enquadre no programa de atendimento equoterápico, reunindo profissionais de diversas áreas para de forma conjunta estabelecer um plano de trabalho que beneficie o indivíduo como um todo, contemplando os pilares ensino, pesquisa e extensão que orientam a conduta Institucional. É uma forma de preparar acadêmicos e para o trabalho em equipe, respeito mútuo e cooperação. Além disso, atende na íntegra os preceitos de Interdisciplinaridade, interinstitucionalidade e interprofissionalidade, princípios que norteiam o ensino superior. O objetivo deste resumo é evidenciar as contribuições na formação dos discentes de pedagogia após a participação como bolsistas de extensão no Centro de Equoterapia. Procedimentos metodológicos. Criado em 2012 o projeto de Equoterapia da UFMT atendeu várias pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais, oferecendo aos discentes participantes do projeto, contribuições para formação profissional. Os discentes de pedagogia analisavam as especificidades de cada praticante e ofereciam mecanismo para que se desenvolvessem pedagógica e cognitivamente. O Centro de Equoterapia conta com variados materiais pedagógicos que ajustam-se nas propostas de intervenção, conta também com uma sala específica para a execução de procedimentos pedagógicos (equoteca), espaço amplo no picadeiro, sala de estudos e equipe multidisciplinar formada por profissionais que podem contribuir na elaboração das atividades e planejamento das sessões. Resultados. A partir da participação do projeto, os discentes de pedagogia atenderam ao público externo, desenvolvendo atividades extensionistas, atuaram na elaboração de atividades pedagógicas, possibilitando a eles mais autonomia e aperfeiçoamento profissional, organizaram capacitações e atuaram em pesquisa. Conclui-se que, o Centro de Equoterapia vêm cumprindo o seu papel oferecendo a comunidade externa os benefícios da atividade terapêutica e progresso profissional aos discentes da universidade.

PALAVRAS-CHAVE

pedagogia; equoterapia; contribuições