Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

UFMT COM A CORDA TODA: LIÇÕES DA PANDEMIA

1Oliver Yatsugafu,2Rubia Helena Naspolini Coelho Yatsugafu,3JHONNISVAN DA CRUZ CAMPOS,4CAROLINE KELLI DE SOUZA NARDES,5GUSTAVO TARTARINI HERRERO,6LUCAS PINHEIRO COSTA PEIXOTO,7DAYCKSON LINCONL VIANA LIMA,8AYZAM CARLOS DE SOUZA ABREU,9ALLAN JORDAM DE SOUZA PEREIRA,10Joahan de Souza Lima,11JOSÉ LUIZ FELIX SANTOS,12CARLOS ANDRÉ NUNES SOARES,13Greicemara da Guia de Oliveira,14Robson da Silva
1COORDENADOR AUTOR,2COORDENADOR AUTOR,3BOLSISTA DE EXTENSÃO,4BOLSISTA DE EXTENSÃO,5BOLSISTA DE EXTENSÃO,6BOLSISTA DE EXTENSÃO,7BOLSISTA DE EXTENSÃO,8VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,9VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,10VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,11VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,12BOLSISTA DE EXTENSÃO,13VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO,14VOLUNTÁRIO DE EXTENSÃO
violinoliver@hotmail.com

RESUMO

O programa de extensão UFMT com a Corda Toda foi criado em 2016, com o intuito de ampliar as oportunidades de aprendizagem da performance de violino, viola, violoncelo e violão aos mato-grossenses. O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de reinvenção metodológica pelo qual o programa passou com a pandemia do COVID-19. O programa, até então estruturado com aulas semanais individuais ou em pequenos grupos e mais um ensaio de orquestra e/ou “aula de grupão” por estudante, em função do distanciamento físico, passou a ser configurado partir de aulas predominantemente individuais pelo WhatsApp, Jitsi, Google Meets e aplicativos similares (síncronas) e desafios diários/semanais via Youtube e WhatsApp (assíncronos). O planejamento pedagógico foi recriado, de modo a proporcionar oportunidades flexíveis, estimulantes, irreverentes e bem-humoradas aos estudantes, trabalhando os aspectos técnicos, artísticos e performáticos presentes no currículo, e, ao mesmo tempo, nutrindo os vínculos entre os sujeitos envolvidos no programa, de modo a se manterem conectados pela música neste novo período da história da humanidade. Os resultados obtidos nos mais de cinco meses de trabalho evidenciam que, além de as alegrias da música terem sido importantes para deixar o cotidiano dos estudantes e dos educadores mais leves, os sujeitos que permaneceram ativos nos cursos ofertados ressignificaram suas relações com seus instrumentos, estabeleceram novos laços com os colegas de turma e apresentaram evoluções visíveis em suas competências e habilidades relacionadas à performance instrumental. Considera-se que, mesmo com o retorno futuro às atividades presenciais, o programa deve manter algumas das dinâmicas criadas a partir dos desafios da pandemia do COVID-19, na medida em que elas mostraram que potencializam as aprendizagens musicais.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino de música. Extensão universitária socialmente referenciada. Pandemia da COVID-19.