REDUZINDO OS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA ROTINA DOS PRATICANTES ATENDIDOS PELO CENTRO DE EQUOTERAPIA DA UFMT
1YASMIM MOCHIZUKI HAMAGUTI,2LISIANE PEREIRA DE JESUS 1BOLSISTA DE EXTENSÃO,2COORDENADOR equoterapia@ufmt.br
RESUMO
Introdução. A equoterapia é uma prática na qual, por intermediação de cavalos entre a pessoa praticante e uma equipe multidisciplinar, busca-se o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades educativas especiais. O Projeto de Extensão Centro de Equoterapia (CEEq) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) visa atender ao público externo, sobretudo crianças de famílias de baixa renda, e contribuir na formação de graduandos da instituição. O objetivo deste trabalho foi descrever como o CEEq tem procedido suas atuações por meio de tecnologias da informação e comunicação em tempos de pandemia do vírus COVID-19, diante da suspensão temporária das atividades presenciais. Procedimentos metodológicos. A equipe do CEEq seleciona atividades, histórias, músicas, brincadeiras e aplicativos ligados ao universo do cavalo, a fim de estimular o vínculo do praticante com o animal. Também são gravados vídeos demonstrando o desenvolver dessas atividades de modo simples e conciso para que seja acessível ao público alvo prioritário. Os vídeos então são editados e divulgados no Youtube, Facebook e Instagram, e enviados aos pais e responsáveis das crianças pelo aplicativo WhatsApp. Resultados. Até o momento de submissão deste resumo, foram publicados cinco vídeos: equipe de Equoterapia na UFMT envia atividades para alunos especiais continuarem tratamento em casa (https://www.youtube.com/watch?v=FK8D); (https://www.youtube.com/watch?v=wR2VFmjd4Rg);(https://www.youtube.com/watch?v=MBW737oJ4Dw);(https://www.youtube.com/watch?v=3nwH5fjiFko);(https://www.youtube.com/watch?v=WUYnCKi7psM)e disponibilizadas mais de 30 atividades interativas. Considerações. As atuações remotas durante a pandemia são muito importantes para o vínculo da equipe com os praticantes que se mantém em contínua interação social, cognitiva e emocional, ajudando a minimizar os efeitos do distanciamento social, consolidando assim o papel social, inclusivo e cidadão do projeto.