Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

EMPREENDEDORISMO SOCIAL COMO FORMA DE DINAMIZAR ECONOMIA LOCAL NA PERIFERIA: a construção de uma metodologia para estimular a organização de negócios e renda através de apoio gerencial a egressos de cursos de formação no Centro Popular Dorcelina Folador”

1Ivana Aparecida Ferrer Silva,2Ávilo Roberto de Magalhães,3Patricia Cristiane de Souza,4ABDANY LOURENA PROFETA DA CRUZ
1COORDENADOR,2DOCENTE,3DOCENTE,4BOLSISTA DE EXTENSÃO
ivanaferrer@ufmt.br

RESUMO

O projeto levou técnicas de gestão para egressos dos cursos de capacitação oferecidos no Centro Popular Dorcelina Folador-CPDF. Oportunizou a formação na área gerencial de egressos do CPDF subsidiando-os a empreender na Comunidade do Glória-VG. O objetivo foi desenvolver habilidades gerenciais aos extensionistas. Os cursos oferecidos aconteceram durantes os meses de julho a outubro de 2019, aos sábados no período matutino. E versaram pela temática planejamento, gestão financeira, marketing digital, atendimento ao consumidor, MEI, identificação de mercado, entre outras habilidades necessárias para administrar um negócio. A extensão atingiu 29 moradores da comunidade, além dos docentes e discentes que participaram. Os procedimentos metodológicos do projeto de extensão foram desenhados a partir da necessidade de verificar e oferecer meios para que as pessoas assistidas pela capacitação no CPDF tivessem subsídios para transformar a formação adquirida em trabalho e renda. A metodologia adotada foi a aprendizagem em serviço experiencial (service-learning) articulando processos de aprendizagem e serviço entre discentes e comunidade não-acadêmica. Para a execução operacional foram utilizadas as seguintes técnicas: levantamento bibliográfico de dados secundários, coleta de dados primários através da observação e entrevista, para identificar as potencialidades e desafios do território; na sequência foram ministradas oficinas temáticas, cujo material trabalhado foi customizado a partir da realidade local, despertando potencialidade individual, a análise do entorno e práticas de gestão. Foram oferecidos aos participantes roteiros para criar negócios em seu espaço territorial, analisando a demanda do mercado local e identificando o perfil empreendedor dos participantes. Nas formações os extensionistas foram acompanhados pelos discentes em assessorias individuais, monitorados pelos docentes. Além da capacitação em gestão, foram desenhados 5 novos negócios no bairro. Os resultados não podem ser monitorados em função da Pandemia, contudo os benefícios advindos da extensão são percebidos entre os discentes que se desdobraram pelo projeto e no despertar da comunidade para a possibilidade de gerar trabalho, novos negócios e renda.

PALAVRAS-CHAVE

Empreendedorismo de Impacto Social, Empreendedorismo na Comunidade, Negócios na Periferia.