EMPREENDEDORISMO SOCIAL COMO FORMA DE
DINAMIZAR ECONOMIA LOCAL NA PERIFERIA: a construção de uma metodologia para
estimular a organização de negócios e renda através de apoio gerencial a egressos de cursos
de formação no Centro Popular Dorcelina Folador”
1Ivana Aparecida Ferrer Silva,2Ávilo Roberto de Magalhães,3Patricia Cristiane de Souza,4ABDANY LOURENA PROFETA DA CRUZ 1COORDENADOR,2DOCENTE,3DOCENTE,4BOLSISTA DE EXTENSÃO ivanaferrer@ufmt.br
RESUMO
O projeto levou técnicas de gestão
para egressos dos cursos de capacitação oferecidos no Centro Popular
Dorcelina Folador-CPDF. Oportunizou a formação na área
gerencial de egressos do CPDF subsidiando-os a empreender na Comunidade do
Glória-VG. O objetivo foi desenvolver habilidades gerenciais aos
extensionistas. Os cursos oferecidos aconteceram durantes os meses de julho a
outubro de 2019, aos sábados no período matutino. E versaram pela temática
planejamento, gestão financeira, marketing digital, atendimento ao consumidor,
MEI, identificação de mercado, entre outras
habilidades necessárias para administrar um negócio. A extensão atingiu 29
moradores da comunidade, além dos docentes e discentes que participaram. Os
procedimentos metodológicos do projeto de extensão foram desenhados a partir da
necessidade de verificar e oferecer meios para que as pessoas assistidas pela
capacitação no CPDF tivessem subsídios para transformar a formação adquirida em
trabalho e renda. A metodologia adotada foi a aprendizagem em serviço
experiencial (service-learning) articulando processos de aprendizagem e serviço entre
discentes e comunidade não-acadêmica. Para a execução operacional foram
utilizadas as seguintes técnicas: levantamento bibliográfico de dados
secundários, coleta de dados primários através da observação e entrevista, para
identificar as potencialidades e desafios do território; na sequência foram
ministradas oficinas temáticas, cujo material trabalhado foi customizado a partir da realidade local, despertando potencialidade
individual, a análise do entorno e práticas de gestão. Foram
oferecidos aos participantes roteiros para criar negócios em seu espaço
territorial, analisando a demanda do mercado local e identificando o perfil
empreendedor dos participantes. Nas formações os extensionistas foram
acompanhados pelos discentes em assessorias individuais, monitorados pelos
docentes. Além da capacitação em gestão, foram desenhados 5 novos negócios no
bairro. Os resultados não podem ser monitorados em função da Pandemia, contudo
os benefícios advindos da extensão são percebidos entre os discentes que se
desdobraram pelo projeto e no despertar da comunidade para a possibilidade de
gerar trabalho, novos negócios e renda.
PALAVRAS-CHAVE
Empreendedorismo de Impacto Social, Empreendedorismo na Comunidade, Negócios na Periferia.