Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

Capacitar para atuar junto a População em Situação de Rua.

1Delma Perpétua Oliveira de Souza,2Delma Perpétua Oliveira de Souza,3Marta de Lima Castro ,4Hailton Gonçalo de Pinho,5Rosana Esteves Monteiro ,6Andréa Trevizan Segóvia da Silva ,7Cristina Setsuco Siqueira Saito ,8Vera Lúcia Martins Pereira ,9Silbene Gregorio da Silva Pulqueiro ,10Suzana Matos de Andrade,11 Rodrigo da Silva Martins
1COORDENADOR,2DOCENTE,3DOCENTE,4TÉCNICO ADMINISTRATIVO,5COMUNIDADE EXTERNA,6COMUNIDADE EXTERNA,7COMUNIDADE EXTERNA,8COMUNIDADE EXTERNA,9ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,10ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,11MESTRANDO
souzadpo@terra.com.br

RESUMO

Introdução: Pessoas vivendo em situação de rua (PSR) é um fenômeno social, com abrangência local, nacional e mundial. Elas possuem em comum a moradia em logradouros públicos, unidades de acolhimento para pernoite ou, como moradia provisória, laços familiares fragilizados, condições de trabalho e inserção social precário, expostos ao adoecimento dado às condições de vida a que são submetidos .Objetivo: realizou-se curso de capacitação para graduandos e pós-graduandos do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, visando desenvolver habilidades e sensibilidade para a escuta qualificada, a identificação das condições de saúde da PSR, o registro das demandas, orientação e encaminhamentos a Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Cuiabá. Metodologia: Foi ministrado curso de 20 horas, uma das ações do projeto de extensão “Saúde da População em Situação de Rua em Cuiabá”, por professores da Graduação e Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFMT, instrutores/servidores do SUS, SUAS e Defensoria Pública de MT, para 10 inscritos. Utilizou metodologia ativa com abordagem na solução de problemas, permitindo que os aspectos teóricos fossem confrontados com a prática. Resultados e Discussão: Como resultados, além do contato com o conhecimento, os graduandos e pós-graduando vivenciaram a prática interdisciplinar e intersetorial, qualificando-os na atuação e realização de pesquisas cientificas junto a esta população. Para a comunidade, os profissionais adquiriram domínio de técnicas a serem empregados junto a seus pares, implicando na melhoria na prestação do atendimento a PSR, com ações que promovem a saúde e a dignidade das pessoas, e a Universidade, através do ensino, pesquisa e extensão, propiciou sua integração junto a esta população, uma vez que os participantes vêm socializando os conhecimentos adquiridos, neste curso, em eventos realizados por órgãos público e, acadêmico. Conclusão: O curso evidenciou grande relevância no acolhimento com escuta qualificada contribuindo ações de políticas públicas para a PSR.

PALAVRAS-CHAVE

População em Situação de Rua; capacitação; metodologia ativa.