SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE-SEREX Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 9788-599880661
OFICINA DE FORMAÇÃO DE NOVOS BRINQUEDISTAS: UM
RELATO DE EXPERIÊNCIA.
1Milena Moreira de Oliveira,2Amanda Prisilina de Araújo,3Pamela Camile Silva Benevenuto Rodrigues,4Brena Aparecida de Arruda Brito,5Aparecida de Fátima Camila Reis 1ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,2ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,3ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,4ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO,5COORDENADOR milena.moreira99@outlook.com
RESUMO
Introdução: O Programa Cuidar Brincando tem como principal objetivo assegurar
os direitos das crianças e adolescentes hospitalizados, entre eles, o direito
de brincar. Dessa forma, realizamos atividades na Pediatria do Pronto Socorro
de Várzea Grande semanalmente, com intuito de levar a ludicidade e a
brincadeira para o âmbito hospitalar, através do brincar livre, da contação de
histórias, oficinas e atividades em datas comemorativas. O presente trabalho
traz como temática a Oficina de Brinquedistas, ocorrida em 2019, com o
propósito de compartilhar um pouco sobre as nossas vivências na criação e
execução dessa oficina,
além, de partilharmos os conhecimentos que adquirimos enquanto protagonistas de
extensão. Metodologia: Trata-se de
um relato de experiência, descritivo, de abordagem qualitativa, baseado na
Metodologia da Problematização. A Oficina de brinquedistas descrita no relato
foi planejada e desenvolvida em Cuiabá, no período de outubro de 2019, com
duração de 4 horas, as palestrantes foram acadêmicas do Programa Cuidar Brincando e tivemos o Google forms como ferramenta de inscrição. Resultados e discussão: A Oficina de
Brinquedistas foi ministrada pelas participantes do
projeto e contou com a participação de 20 acadêmicas dos cursos de
enfermagem e psicologia da UFMT. A oficina foi dividida em etapas: Pré -
oficina e oficina. Conclusão:
É notório a importância da oficina de formação de brinquedistas, uma
vez que, o brincar é um direito universal e sobretudo, necessidade de toda
criança, além de ser uma atividade imprescindível para o desenvolvimento
motor, emocional, cognitivo e social das crianças.