Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: ETNOSABERES, PÓS - COLONIALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE

1Suely Dulce de Castilho,2Marcio Henrique Freitas Cavichiolli,3Maria do Socorro Lucinio da Cruz Silva,4Michele Correa de França,5Rosangela Campos Silva,6Samara Pereira de Souza,7Rafaela Almeida Figueiredo,8Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho
1COORDENADOR AUTOR,2DOUTORANDO,3DOUTORANDO,4COMUNIDADE EXTERNA,5MESTRANDO,6MESTRANDO,7BOLSISTA DE EXTENSÃO,8DOUTORANDO
castilho.suely@gmail.com

RESUMO

O presente texto visa relatar uma experiência que focaliza o curso de extensão “Educação Escolar Quilombola: Etnosaberes, Pós - Colonialidade e Formação docente”, em desenvolvimento pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Quilombola/GEPEQ-UFMT, coordenado pela professora doutora Suely Dulce de Castilho. O referido curso tem como principal objetivo estabelecer uma interação dialógica e formativa entre a comunidade acadêmica e os professores que atuam na Educação Escolar Quilombola do Estado de Mato Grosso. Metodologicamente, o curso desenvolve leituras, debates e elaboração de um plano de intervenção. Como instrumentos de coleta de informação o curso utiliza observações, entrevistas e questionário. A atividade, em curso, teve inicio em março e será concluída em dezembro de 2020, somando uma carga horária de 140 horas. A formação está sendo realizada no polo da UFMT, por meio do sistema AVA e em seis comunidades quilombolas mato-grossenses, atendendo pesquisadores e profissionais das escolas quilombolas. Ao final do curso espera-se que sua execução colabore para redimensionar as práticas pedagógicas descolonizando as propostas curriculares hegemônicas e proporcione conhecimento científico que contribua para o reconhecimento dos saberes produzidos pelas comunidades quilombolas e a importância destes para o fortalecimento identitário e cultural. Desse modo, o curso de extensão está oportunizando a apropriação dos etnosaberes locais e potencializando uma prática pedagógica mais próxima ao contexto da população negra e quilombola, uma ação importante para a afirmação da identidade e da cultura, numa propositura antirracista.

PALAVRAS-CHAVE

Educação quilombola. Etnosaberes. Formação docente.