EDUCAÇÃO ESCOLAR
QUILOMBOLA: ETNOSABERES, PÓS - COLONIALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE
1Suely Dulce de Castilho,2Marcio Henrique Freitas Cavichiolli,3Maria do Socorro Lucinio da Cruz Silva,4Michele Correa de França,5Rosangela Campos Silva,6Samara Pereira de Souza,7Rafaela Almeida Figueiredo,8Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho 1COORDENADOR AUTOR,2DOUTORANDO,3DOUTORANDO,4COMUNIDADE EXTERNA,5MESTRANDO,6MESTRANDO,7BOLSISTA DE EXTENSÃO,8DOUTORANDO castilho.suely@gmail.com
RESUMO
O presente texto visa relatar uma experiência
que focaliza o curso de extensão “Educação Escolar Quilombola: Etnosaberes, Pós
- Colonialidade e Formação docente”, em desenvolvimento pelo Grupo de Estudos e
Pesquisa em Educação Quilombola/GEPEQ-UFMT, coordenado pela professora doutora
Suely Dulce de Castilho. O referido curso tem como principal objetivo
estabelecer uma interação dialógica e formativa entre a comunidade acadêmica e
os professores que atuam na Educação Escolar Quilombola do Estado de Mato
Grosso. Metodologicamente, o curso desenvolve leituras, debates e elaboração de
um plano de intervenção. Como
instrumentos de coleta de informação o curso utiliza observações, entrevistas e
questionário. A atividade, em curso, teve inicio em março e será concluída em
dezembro de 2020, somando uma carga horária de 140 horas. A formação está sendo
realizada no polo da UFMT, por meio do sistema AVA e em seis comunidades
quilombolas mato-grossenses, atendendo pesquisadores e profissionais das
escolas quilombolas. Ao final do curso espera-se que sua execução colabore para
redimensionar as práticas pedagógicas descolonizando as propostas curriculares
hegemônicas e proporcione conhecimento científico que contribua para o
reconhecimento dos saberes produzidos pelas comunidades quilombolas e a
importância destes para o fortalecimento identitário e cultural. Desse modo, o curso
de extensão está oportunizando a apropriação dos etnosaberes locais e
potencializando uma prática pedagógica mais próxima ao contexto da população
negra e quilombola, uma ação importante para a afirmação da identidade e da
cultura, numa propositura antirracista.
PALAVRAS-CHAVE
Educação quilombola. Etnosaberes. Formação docente.