EXTENSÃO EM TEMPO DE PANDEMIA DE
COVID 19: REINVENTANDO AÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA A ÁREA DA SAÚDE.
1Neudson Johnson Martinho,2Amanda Paganini Lourencini,3Jeiel Rocha Oliveira da Silva 1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO neudsonjm@hotmail.com
RESUMO
Introdução.
Este é um trabalho descritivo e com abordagem quantitativa, caracterizado por
atividades de extensão realizadas via remota em consequência da pandemia de
COVID 19. Segundo
Tobar e Yalour (2001),
estudos descritivos são aqueles em que se observa os fenômenos, se faz o registro
e a análise, sem manipulá-los. Quanto a
dimensão quantitativa, Diehl (2004) ressalta que é caracterizada pela uso da
quantificação dos dados obtidos, analisando-os com o uso de técnicas
estatísticas. Objetivo.
Socializar ações extensionistas desenvolvidas via online relacionadas
a dois projetos de extensão do Grupo de Pesquisas Multiprofissionais em
Educação e Tecnologias em Saúde (PEMEDUTS). Procedimentos metodológicos. Foram realizadas reuniões online com
os integrantes dos projetos (bolsistas e voluntários) para leituras e diálogos
sobre a literatura norteadora dos projetos de extensão: “PRÉ-NATAL HUMANIZADO:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O PARTO ATIVO” e o “O LUGAR DAS DROGAS NO SUJEITO E DO
SUJEITO NAS DROGAS: DIÁLOGOS E INTERVENÇÕES COM DEPENDENTES QUÍMICOS E SEUS
FAMILIARES NO ENFRENTAMENTO DAS TOXICOMANIAS”. As oficinas versaram sobre temas
relacionados aos projetos, subsidiadas na metodologia pedagógica de Paulo
Freire e ministradas através da plataforma Meet Google. Ao final, foram avaliadas
através de questionário disponibilizado via remota. Resultados. Cerca de 77,8% dos participantes considerou que a
oficina sobre Dependentes
Químicos em Recuperação “esclareceram vários aspectos sobre ao tema” e
100% relatou que a oficina sobre Parto Ativo agregou novos conhecimentos, sendo unânimes em afirmarem que as oficinas foram importantes para a formação
acadêmica. Considerações finais:
Esse período de pandemia mostrou a inquestionável importância das ações de extensão
como propulsoras de novos saberes e fazeres na área da saúde. Consideramos que
a necessidade de nos reinventarmos neste período de pandemia trouxe novas
aprendizagens, como a utilização de ferramentas virtuais de comunicação e que elas são significativas para avaliação educacional em saúde.
PALAVRAS-CHAVE
Educação em Saúde. Pandemia. Avaliação educacional.