Universidade Federal de Mato Grosso
#fazendoadiferenca
Ano: 2020 Edição: 11 ISSN: 2594-5106

EXTENSÃO EM TEMPO DE PANDEMIA DE COVID 19: REINVENTANDO AÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA A ÁREA DA SAÚDE.

1Neudson Johnson Martinho,2Amanda Paganini Lourencini,3Jeiel Rocha Oliveira da Silva
1COORDENADOR AUTOR,2BOLSISTA DE EXTENSÃO,3BOLSISTA DE EXTENSÃO
neudsonjm@hotmail.com

RESUMO

Introdução. Este é um trabalho descritivo e com abordagem quantitativa, caracterizado por atividades de extensão realizadas via remota em consequência da pandemia de COVID 19. Segundo Tobar e Yalour (2001), estudos descritivos são aqueles em que se observa os fenômenos, se faz o registro e a análise, sem manipulá-los. Quanto a dimensão quantitativa, Diehl (2004) ressalta que é caracterizada pela uso da quantificação dos dados obtidos, analisando-os com o uso de técnicas estatísticas. Objetivo. Socializar ações extensionistas desenvolvidas via online relacionadas a dois projetos de extensão do Grupo de Pesquisas Multiprofissionais em Educação e Tecnologias em Saúde (PEMEDUTS). Procedimentos metodológicos. Foram realizadas reuniões online com os integrantes dos projetos (bolsistas e voluntários) para leituras e diálogos sobre a literatura norteadora dos projetos de extensão: “PRÉ-NATAL HUMANIZADO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O PARTO ATIVO” e o “O LUGAR DAS DROGAS NO SUJEITO E DO SUJEITO NAS DROGAS: DIÁLOGOS E INTERVENÇÕES COM DEPENDENTES QUÍMICOS E SEUS FAMILIARES NO ENFRENTAMENTO DAS TOXICOMANIAS”. As oficinas versaram sobre temas relacionados aos projetos, subsidiadas na metodologia pedagógica de Paulo Freire e ministradas através da plataforma Meet Google. Ao final, foram avaliadas através de questionário disponibilizado via remota. Resultados. Cerca de 77,8% dos participantes considerou que a oficina sobre Dependentes Químicos em Recuperação “esclareceram vários aspectos sobre ao tema” e 100% relatou que a oficina sobre Parto Ativo agregou novos conhecimentos, sendo unânimes em afirmarem que as oficinas foram importantes para a formação acadêmica. Considerações finais: Esse período de pandemia mostrou a inquestionável importância das ações de extensão como propulsoras de novos saberes e fazeres na área da saúde. Consideramos que a necessidade de nos reinventarmos neste período de pandemia trouxe novas aprendizagens, como a utilização de ferramentas virtuais de comunicação e que elas são significativas para avaliação educacional em saúde.

PALAVRAS-CHAVE

Educação em Saúde. Pandemia. Avaliação educacional.